Jogos Universitários - Cabo Frio

Neste segundo semestre de 2015, diferente dos últimos três anos, os Jogos Jurídicos Rio x São Paulo não acontecerão. A não realização do evento é uma grande decepção para o Direito UFF, tendo em vista que foram feitas três edições consecutivas cada vez maiores em número de presentes e de nível esportivo. Para nós foi ainda pior, pois tínhamos uma posição na Comissão Organizadora do evento e, por motivos alheios a nossa vontade e competência, não conseguimos consolidar ainda mais os JJ RJxSP como o grande evento do segundo semestre.


O principal motivo para a não realização foi a impossibilidade de se encontrar uma cidade que pudesse sediar o evento. Diversas cidades no estado de São Paulo, muitas situadas no meio do caminho entre os dois estados, vem se recusando a receber competições universitárias devido a recomendações e termos firmados com o Ministério Público paulista. Cabe ressaltar que foi consenso que trazer os Jogos novamente para o Rio de Janeiro faria com que tivéssemos que repetir a cidade de Volta Redonda, o que não seria atrativo para grande parte das delegações e prejudicaria a qualidade do evento, podendo acarretar prejuízos financeiros para as Atléticas.


As tratativas para o acontecimento dos JJ RJxSP começaram logo após os JJE, e por diversas vezes membros da AAACG viajaram até São Paulo para reuniões da Liga. Após vários encontros, algumas Atléticas do Rio desistiram do evento por entenderem que ele não seria mais interessante para as mesmas. O Direito UFF, por compromisso assumido com as faculdades de São Paulo, com a faculdade carioca remanescente nas tratativas e com a Comissão Organizadora, não se retirou dos Jogos Jurídicos. Pelo contrário: por entender que essa era a melhor alternativa para seus atletas e demais associados, buscou uma solução para a realização do evento até se esgotarem todas e quaisquer possibilidades de seu acontecimento.


A AAACG é uma atlética que sempre busca seguir em frente com seus compromissos - tanto os internos quanto os firmados com as demais faculdades de Direito do Rio e de São Paulo. A desistência dos JJ RJ x SP veio somente com a constatação da total impossibilidade da ocorrência do mesmo neste ano. A partir desse momento, foi necessário buscar outra competição.


Como é de conhecimento geral, haviam duas opções de evento neste segundo semestre, ambas já em formação e praticamente fechadas. Entramos em tratativas tanto com os Jogos Universitários de Cabo Frio quanto com o Super 15, pois observamos vantagens nos dois. Todos os prós e contras (ambos os eventos, em razão do grande número de atléticas participantes, ainda precisavam de muitas liberações) foram medidos com a maior cautela, trabalho, dedicação e consideração pelos nossos alunos. As últimas semanas vêm sendo completamente ocupadas por preparações para a competição do segundo semestre.


Eventualmente, com a passagem do tempo, a decisão pela competição restaria, principalmente, por aquela que primeiro confirmasse e garantisse a nossa participação. Ambas as organizações se mostraram pró-ativas em nos ajudar, e fizeram o possível para colocar o Direito UFF em seus eventos - motivo pelo qual agradecemos a Rio Universitário+JC2 (Super 15) e a Ponto Máximo (Jogos Universitários). Porém, a liberação final de ambos os eventos ocorreu na última quinta-feira, dia 08 de outubro.


Por questões óbvias de logística, a distância temporal dificultou nossa participação no Super 15. Seriam 23 dias para disponibilizar alojamento, hotel e ônibus "competindo" com outras 38 atléticas, além de organizar vendas de pacotes - sem contar o final de semana já ocupado pelo OREM. Assim, a AAACG considerou o risco irresponsável, vez que buscamos sempre as melhores condições para nossos alunos e atletas. Em Vassouras, ofereceríamos uma estrutura abaixo do padrão de qualidade digno de nossa faculdade. Por isso, optamos pelo evento em Cabo Frio, tendo em vista que há um período maior para trabalharmos com mais precisão, responsabilidade e segurança, visando atender melhor os atletas e a torcida.


A AAACG jamais tomará uma decisão sem acreditar que é a melhor para não colocar sua delegação em situações desconfortáveis, mesmo que elas não atendam os interesses de 100% dos associados. Vale lembrar que a organização e inscrição em competições universitárias vai muito além de meras deliberações, sendo necessárias inclusive considerações de médio-longo prazo.


Entendemos que muitos dos nossos associados gostariam de reeditar a rivalidade jurídica carioca (e nós também, visto o grande esforço pela realização dos JJ RJxSP) mas reiteramos a qualidade esportiva do evento de Cabo Frio, onde disputaremos jogos contra as duas últimas campeãs do OREM, além de outras atléticas com boas equipes. Interessante destacar também que as festas de Cabo Frio terão excelentes atrações.


Nos colocamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, e confiamos na presença da torcida uffanática cada vez mais forte e mais unida.


Clique aqui para comprar o pacote de jogos.


UFF SEMPRE.


























Apoio: